Engenho Treichel


Nossa História


Os trabalhos agrícolas do "colono" Alfredo Treichel tiveram início em 1954, em Restinga Seca(RS), onde começou por conta própria suas atividades com a produção de arroz e cultura de linhaça.

Em 27 de julho de 1957 transferiu-se para a localidade de Passo do São Lourenço, nas margens do Rio Jacuí, já em Cachoeira do Sul(RS), onde continuou a produzir arroz, processando a secagem nos secadores existentes na própria lavoura.

Em 1961 construiu um pequeno galpão na cidade, num terreno situado na mesma área onde se localiza hoje todo o complexo industrial. No galpão, instalou secadores, substituindo os existentes na lavoura, e começou o processo de secagem de arroz oriundos de sua própria lavoura. Em seguida, pouco a pouco, começou a secagem do arroz em casca produzido também por seus vizinhos.

Com a constatação da vocação para a atividade empresarial, em 12 de março de 1963 Alfredo Treichel constituiu oficialmente sua empresa, inicialmente atuando com prestação de serviços em secagem e beneficiamento de arroz.

Ainda na década de 60, o mercado consumidor conhecia apenas o arroz branco polido, produto que Alfredo Treichel já possuía profundo conhecimento. Assim, as oportunidades foram surgindo e, graças à credibilidade granjeada junto aos produtores, conseguiu galgar os primeiros degraus de sua trajetória ampliando sua atividade para compra, beneficiamento e comercialização do arroz. Assim foi consolidado o ENGENHO TREICHEL, com uma área inicialmente construída de 450 metros quadrados, na Avenida Brasil, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul.

Com o despertar do consumo do arroz macerado, e vendo boas perspectivas de mercado, no final da década de 60, Alfredo Treichel iniciou esse sistema de processamento em parte de sua produção, vindo a ocupar lugar de destaque junto aos poucos que ofereciam esse produto ao consumidor. Com isto, a empresa obteve excelente expansão de vendas, tanto para o arroz branco, quanto para o amarelo conhecido na época.

Concentrando esforços na alta produtividade, garantida pela estreita parceria com o produtor rural, a empresa passou a observar as tendências do mercado internacional. E pela evolução tecnológica mundial e as crescentes exigências do consumidor, surgiu no exterior o arroz parboilizado. Conhecendo o elevado grau vitamínico e poder nutritivo obtido do arroz nesse processo, em 1979 a parboilização do arroz foi implantada no Engenho Treichel.
A introdução, na empresa, da parboilização do arroz, desencadeou mudanças radicais tanto estruturais quanto administrativas, originando a alteração da razão social , imposta pelas limitações da empresa individual. Na ocasião, vendo materializar-se a expansão dos negócios, houve a ampliação do parque armazenador e industrial que, por conseqüência, promoveu a abertura das vendas proporcionando a consolidação de suas marcas.


Hoje considerada por diversas instituições governamentais como ENGENHO-ESCOLA, a ALFREDO A. TREICHEL & CIA LTDA é conceituada no mercado  do arroz como uma organização de sucesso. Desfruta de amplo mercado e, ao lado das mais expressivas empresas do ramo, compete com produtos que utilizam a mais moderna tecnologia disponível, e a busca constante de melhoria de qualidade e apresentação, garante driblar com supremacia a concorrência.

Ocupando atualmente uma área total de 100 mil metros quadrados, dos quais 6 mil e 500 com armazéns convencionais e mais 19 modernos silos de armazenagem, o ENGENHO TREICHEL conta com uma capacidade armazenadora a granel de 325 mil sacos, mas com uma rotatividade anual de grãos equivalentes a mais de 800 mil sacos de arroz.
Sempre primando pela qualidade de seus produtos, a Alfredo A. Treichel & Cia Ltda, continua investindo em altíssima tecnologia, com equipamentos de primeira geração mundial, para garantir a produção com padrão internacional para seu parque industrial. Assim, seguidamente implanta equipamentos especialmente desenvolvidos para assegurar os mais altos níveis de qualidade e produtividade.

Produtos

Busca:
S-Info Engenho Treichel